HISTÓRIA DA ARTE: AS PRIMEIRAS ERAS DA ARTE
8 aulas 20h
Data Início- 17 de maio / 8 sextas / tarde / 14h 30 às 17h
                                ou 8 sextas / noite / 19h às 21h30
Vagas – 10

Curso História da Arte em POA

La Donna Velata-Rafael Sanzio

Este curso tem como objetivo fornecer aos participantes uma base de conhecimentos que sirva de instrumento para a leitura da arte produzida desde o início da humanidade até o início da arte moderna, mostrar os delineamentos que orientaram a produção artística em momentos e períodos chave da História da Arte e apresentar obras e artistas significativos de cada período, através da análise de obras de arte. Aulas expositivas com apoio visual, que convidem à discussão e o debate. Está aberto para interessadas em obter um panorama histórico que lhes permita um re-posicionamento diante da produção artística anterior à arte moderna.Conteúdo: Arte pré-histórica. Egípcia e Mesopotâmica, Grécia Antiga. De Roma à Arte Gótica. Renascença Italiana e Renascença Setentrional. Pintura Holandesa, Barroco e o Rococó. Neo-classicismo e Romantismo. O Fim de uma era e o começo da arte moderna.

Ministrantes: Rodrigo Montero – Formado em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS, atualmente aluno de Mestrado na mesma universidade.

Alexandre Nicolodi – Artista plástico graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, aluno de Mestrado na mesma universidade e editor da revista online de crítica e arte contemporânea Panorama Crítico.

Parceria: As aulas do grupo da tarde acontecerão na Galeria Espaço Cultural DuqueRua Duque de Caxias, 649 – Centro histórico – Porto Alegre  www.galeriaespacoculturalduque.com.br

FILOSOFIA: O SENTIDO DA VIDA
Diálogos com os Grandes Pensadores / 2aulas 4h
Datas – 18 e 25 de maio / sábados / manhã / 10h às 12h
Vagas – 10

Filisofia: O sentido da Vida-KRAPOK-POA

A Escola de Atenas-detalhe-Rafael Sanzio

Epicuro X Nietzsche

A pergunta pelo sentido da vida pode ser considerado o questionamento filosófico mais significativo para o ser humano. Desde outros tempos, diversos pensadores se debruçaram sobre tal questão.

Pensando nisso, trabalharemos com dois pensadores que podem ser considerados ícones dos extremos da história do conhecimento, que nos trarão suas perspectivas. Na primeira aula descobriremos como o prazer e a alegria podem nortear nossa busca por sentido, com filósofo Epicuro; Na segunda aula buscaremos a compreensão do que Nietzsche, o filósofo do sofrimento, quis nos dizer com “O que não nos mata nos torna mais forte”.

Ministrante: Claiton Prinzo – formado em filosofia pelo Centro Universitário Metodista do IPA, psicoterapeuta em formação, especializando em Éticae Política, professor convidado da Escola de Arte Krapok, integrante do grupo de pesquisa sobre Educação e Direitos Humanos do Centro Universitário Metodista, do IPA.

OFICINA ESCRITA CRIATIVA / 8 aulas 20h
Formato Oficina com inscrições abertas
Datas – quartas / noite / 19h às 21h30
                 quintas / manhã / 9h 30 às 12h
Vagas – 08

Escrever é um arte-Curso de Escrita em POA

Inspiração de São Mateus – Caravaggio

Direcionado para as pessoas que gostam de escrever e desejam ter orientação e apoio profissional. Estímulos variados para a criação de textos literários. Espaço de socialização e apreciação do material produzido em aula. Percepção dos processos de criação e o aprimoramento da escrita.

Conteúdo: A criatividade: processo ao alcance de todos. Modos de criar: realidade e ficção. O texto literário e o texto não literário. Gêneros: microconto, conto e crônica. Núcleo da narrativa: o conflito. A criação da personagem de ficção. Diferentes tipos de narrador. Brincando com o tempo: tempo cronológico e tempo psicológico. Desenhando o espaço com palavras.

Ministrante: Cinara Ferreira Pavani – Doutora em Literatura Comparada –UFRGS-professora de Teoria Literária do Instituto de Letras de UFRGS, com experiênciaem oficinas e publicações na área de criação literária.

ORATÓRIA E DESENVOLTURA PESSOAL / 4 aulas 10h
Data Início – 27 de maio /4 segundas /noite / 19h às 21h30

Vagas – 06
Eixos: Vocal, Corporal e DiscursoCurso de Oratória em POA

Ferramentas para melhorar sua comunicação interpessoal e sua expressão em público. O aluno terá a possibilidade de colocar-se em situação de orador perante os demais participantes, vivenciando diferentes situações às quais a comunicação em público está sujeita.

Ministrante: Ministrante – Marina Mendo é educadora, musicista e atriz. Especialista em Estudos Interculturais pela Universitá degli Studi di Padova, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, licencianda em Música pelo Instituto Metodista IPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =