CinemaCursosHistória da ArteUncategorized

Arte, Cinema e Filosofia: Rossellini e o Renascimento

By 05/09/2014 No Comments

Cinema, Arte e Filosofia em Porto AlegreDatas: 15, 22, 29 de setembro e 06 de outubro
Horário – Segundas-feiras das 19h às 21h 30min

Este curso é uma reflexão do período do Renascimento, sua contribuição para a formação do pensamento de um novo indivíduo e as pertinentes transformações nos campos da Arte e da Filosofia através da análise fílmica do documentário de Roberto Rossellini – O Renascimento: A era dos Médici.
Uma visão do contexto social que permitiu emergir, no campo dos saberes deste período, o Antigo conhecimento Grego e Romano.
Conteúdos:
Do ponto de vista do Cinema Análise Fílmica, o cineasta Roberto Rossellini e aspectos do Neorealismo.
Do ponto de vista da Arte: Contextualização histórica do período e genealogia dos Médicis; Artistas e Arquitetos: Giotto, Masaccio, e Donatello. Ghiberti, Brunelleschi e Alberti; O nascimento do artista; A representação da perspectiva e a revolução na representação do mundo natural;Leon Battista Alberti – retorno à razão na concepção das cidades e dos espaços de convívio.
Do ponto de vista da Filosofia: O Humanismo e a “retomada” do pensamento clássico.
Ministrantes: Júlio César Herbstrith – Professor de Desenho e História da Arte na Feevale, bacharel em Desenho e mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
André Dornelles Pares – Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, Licenciado em Filosofia pela UFRGS e Jornalista.

Apoio:logo paris